Notícias

A sessão, que se iniciará no dia 20 de setembro, quinta-feira, pelas 14h00, encontra-se aberta a todos os interessados, até um máximo de 40 participantes, e as inscrições podem-se efetuar através do e-mail mhguimaraes@uevora.pt

Em 20.09.2018
14:00 | Biblioteca Municipal de Ponte de Sor

Patrícia Pereira Camelo, licenciada em Música pela Escola de Artes da Universidade de Évora (UÉ), ganhou o 2º Prémio do III Concurso Internacional de Clarinete Baixo, organizado no âmbito do Curso Internacional de Clarinete Julián Menéndez, em Ávila, Espanha, que decorreu no passado dia 21 de julho.

Publicado em 26.07.2018

Os resultados de três estudos realizados na Universidade de Évora (UÉ) e Universidade do Algarve (UAlg) foram apresentados no passado dia 11 de julho na academia alentejana. Considerados como os maiores estudos feitos até ao momento no nosso país sobre “stress”, motivação e a saúde dos professores em Portugal, os investigadores destacam que, numa amostra de 12.158 professores portugueses, 52.4% percecionam bem-estar do desempenho da sua SEC-PSI atividade profissional, 50.2% sofrem de esgotamento, 26.9% de distúrbios cognitivos, 32% de distúrbios músculo-esqueléticos e 27.9% de alterações na voz.

Publicado em 24.07.2018

O III Encontro Ibero - Americano de Turismo Rural decorrerá entre 28 e 31 de outubro de 2018, na Universidade de Évora e na Escuela Superior de Hostelería y Agroturismo de Extremadura (Mérida).

De 28.10.2018 a 31.10.2018
09:00 | Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora

Entre a Santa Casa da Misericórdia de Évora (SCME), e a Universidade de Évora foi celebrado um convénio, através do qual a SCME patrocina um prémio anual de Excelência Académica, destinado a premiar a melhor tese de investigação (de mestrado ou de doutoramento) na área social.

Publicado em 18.06.2018

Rita Ceríaco Pereira, recém formada pelo Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade de Évora foi premiada com uma menção honrosa pelo ARCHIPRIX PORTUGAL/ Prémio Nacional de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista, pela dissertação "Convento de Nossa Senhora da Esperança de Portimão: património, passado e futuro", com a orientação do professor arquitecto João Barros Matos.

Publicado em 07.06.2018

O Departamento de Matemática e a Escola de Ciências e Tecnologia têm o prazer de convidar V. Exa. para estar presente na Última Lição do Professor Carlos Braumann, que terá lugar no anfiteatro 131 do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, das 10 às 13 horas do dia 23 de maio de 2018.

Publicado em 10.05.2018
Cátedra Energias Renováveis
Publicado em 09.05.2018

Realizou-se no dia 4 de maio de 2018, na Nova School of Business and Economics (Nova SBE), a conferência de apresentação dos artigos vencedores do prémio “Concorrência nos Mercados”, uma iniciativa conjunta do Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) do Ministério da Economia e da Associação Mutualista Montepio.

O evento foi aberto pelo Presidente da Associação Mutualista Montepio, António Tomás Correia e pelo Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, tendo os mesmo procedido à entrega dos prémios.

A conferência contou com a intervenção de Luís Cabral, Professor da Stern School of Business (New York University), sobre “Alguns Desafios da Política de Concorrência no Século XXI”.

O encerramento ficou a cargo do Director Académico do Mestrado em Economia da Nova SBE, Steffen Hoernig e do Diretor do GEE, Ricardo Pinheiro Alves.

No âmbito da referida iniciativa, um dos trabalhos vencedores foi o artigo “Competition effect on innovation and productivity. The Portuguese case”, da autoria de Anabela Santos (Université Libre de Bruxelles), Michele Cincera (Université Libre de Bruxelles), Paulo Neto (Universidade de Évora) e Maria Manuel Serrano (Universidade de Évora).

O artigo tem como objetivo analisar o efeito da concorrência na inovação e na produtividade, em Portugal no período de 2007 a 2015. A análise incidiu sobre uma amostra de 654 empresas, da indústria transformadora, construção, comércio e serviços, construída a partir das bases de dados AMADEUS, Sistema de Informação do Sistema de Incentivos do QREN e do Portal das Finanças. O nível de concorrência foi estimado com base no índice de rentabilidade médio sectorial. O grau de inovação foi medido pelo número de pedidos de registo de patentes e a produtividade pelos indicadores produtividade do trabalho (valor acrescentado por trabalhador) e produtividade total dos fatores (quantidade de produto obtido com os fatores capital físico e humano).

Para a realização do estudo convocaram-se duas abordagens metodológicas: i) um modelo não linear para os dados de painel, aplicado ao número de pedidos de registo de patentes e ii) um modelo linear de efeitos fixos para estudar a produtividade.

Os resultados revelam que o nível de concorrência tem um efeito não linear sobre a inovação, isto é, as empresas só reagem, por via da inovação, quando sujeitas a níveis de concorrência elevados. Sobre o efeito da concorrência na produtividade, identificou-se um efeito positivo na produtividade total dos fatores, associado ao progresso tecnológico, e um efeito negativo na produtividade do trabalho, que parece resultar de uma certa ineficiência no processo de adaptação da empresa à produção de novos produtos.

Artigo disponível em: www.gee.gov.pt?cn=9389AAAAAAAAAAAAAAAAAAAA)

Publicado em 05.05.2018
CALL FOR PAPERS
"Dinâmicas e Resiliência em Sistemas Socio-Ambientais"

Está aberta a call for papers para o III Encontro REPORT(H)A (Rede Portuguesa de História Ambiental) subordinado ao tema "Dinâmicas e Resiliência em Sistemas Socio-Ambientais", que decorrerá na Universidade de Évora, entre os dias 28 e 30 de Março de 2019.

Publicado em 16.04.2018