ANTÓNIO MIGUEL CHAGAS
Licenciatura em Economia/2000-2006
Terminar uma licenciatura é apenas o início de um longo percurso formativo que irá acompanhar todas as vossas carreiras.

Cargo à data do testemunho:

Gestor Corporate, Millennium BCP

1 - Como foi estudar na Universidade de Évora?

Estudar em Évora foi uma experiência muito enriquecedora que marcou de uma forma definitiva todo o meu percurso académico e profissional. Mais do que a matéria aprendida, estudar em Évora foi deixar envolver-me por uma intensa partilha de experiências, amizades e conhecimentos que ficaram até hoje. Lembro-me bem de alguns professores que me marcaram, os ensinamentos que ficaram, os incentivos ao espírito crítico, tentar novas abordagens e por nunca se ficar pela primeira resposta, primeira consideração ou explicação.

2 - Como descreve o impacto na vida profissional?

O impacto da UÉvora na minha vida profissional foi muito bom. A integração na vida ativa foi rápida, mesmo para quem não possuía experiência profissional, o fato de ter concluído curso da UÉvora permitiu-me a visibilidade suficiente para ingressar em diversos processos de recrutamento. Considero que os alunos da UÉvora ganham um conjunto de competências muito diversificado. O ambiente académico vivido na UÉvora é muito interessante no desenvolvimento dos chamados soft skills, e estes são cada vez mais fundamentais para o sucesso profissional. De resto, os conhecimentos adquiridos foram muito úteis na formação de uma sólida formação base, compreensão das diversas áreas e a construção de um espirito critico, fundamental para continuar a evoluir.

3 - Integra algum projeto que pretenda divulgar? Em que consiste?

Sei de alguns programas de mentorship desenvolvidos por outras Universidades. Eu infelizmente ainda não tive a oportunidade em aderir mas reconheço as suas vantagens, principalmente para os recém-licenciados. Estou inscrito num curso de eLearning na UÉvora. Trata-se de uma tendência recente das escolas oferecerem cursos livres (pagos) com certificados em áreas novas. Também considero uma área com potencial.

4 - Que mensagem de incentivo pretende deixar a futuros e atuais alunos?

Terminar uma licenciatura é apenas o início de um longo percurso formativo que irá acompanhar todas as vossas carreiras. Que nunca deixem de aprender e de questionar tudo aquilo que aprenderam. Não deixem de aproveitar para conhecer mais pessoas (principalmente fora da vossa área de estudo) e construir uma sólida base de contatos, estes ser-vos-ão muito úteis no futuro.

Dt. Testemunho: 05.09.2017