Carlos Miguel Sezões
Licenciatura em Gestão de Empresas (Ref 1992)/1993-1998
Sejam ousados nos objectivos, audazes na estratégia e persistentes na sua concretização

Cargo à data do testemunho:

Gestor e Consultor de Recursos Humanos
Actualmente: Partner da Stanton Chase Portugal

Estudar na Universidade de Évora:

Passei na Universidade de Évora cinco anos extremamente ricos, do ponto de vista académico mas também pessoal e associativo. Tive a oportunidade obter um primeiro conhecimento básico, muito relevante, nos mais variados domínios da Gestão – das finanças ao marketing, dos sistemas de informação à estratégia. Foram “pilares” que me permitiram aprofundar, mais tarde, algumas destas áreas. Mas guardo sobretudo memórias do fantástico espírito de entreajuda e de cooperação com os meus colegas, no trabalho académico, e nos ambiciosos projectos associativos em que estive envolvido, no NEEGUE (Núcleo de Estudantes de Economia e Gestão da Universidade de Évora) e na AEUE (Associação Académica da Universidade de Évora). Aqui aprendi a conceber e desenvolver ideias, a gerir projectos e a trabalhar em equipa com vista a atingir objectivos ambiciosos. Por último, toda a vivência académica assente no convívio diário e na festiva noite eborense foram partes importantes da minha vida nestes anos, que (assumo) me enriqueceram bastante como ser humano.

Impacto na vida profissional:

O conhecimento e as competências técnicas e sociais que aprendi na UÉ foram a base do meu desenvolvimento futuro. Iniciei-me na área comercial da banca, orientado para gerir clientes – empresas; entrei no mundo da internet, na gestão de uma plataforma de e-recruitment; geri uma equipa comercial de telecomunicações; entrei na consultoria de gestão, focalizado em projectos de gestão da performance de organizações e equipas; abracei o mundo da gestão de capital humano e consolidei as minhas competências em projectos de recrutamento, desenvolvimento de competências e gestão da mudança. Mais de uma década depois de ter iniciado a minha vida profissional, sinto que a minha carreira beneficiou bastante com o conhecimento de base adquirido na UÉ (gestão, economia, finanças, marketing, estratégia e outros) e com a polivalência e diversidade de funções já desempenhei até hoje.

Mensagem aos atuais alunos:

Para todos os actuais estudantes, uma mensagem simples: sejam ousados nos objectivos, audazes na estratégia e persistentes na sua concretização. Experimentem o mais que puderem, descubram o vosso talento e vocação e especializem-se. Treinem, treinem mesmo bastante! E tenham a noção que a melhor maneira de prever o nosso futuro é assumir, nas nossas mãos, a responsabilidade de o criar.

Dt. Testemunho: 17.01.2014